Bebês e cachorros: como agir?

Todo mundo que tem cachorro uma hora se pergunta como deve agir quando o bebê chegar. Aqui em casa não foi diferente. Tenho uma maltês de 10 anos que me adotou como mãe – um dia ela foi presente de aniversário da Bruna.

A Lua não é qualquer cachorro! Não digo isso no bom sentido, geralmente os cães são mais obedientes e menos gritões do que ela. Também nunca foi muito simpática com crianças, às vezes com alguns adultos também. Possui alguns distúrbios hormonais e tem gravidez psicológica pelo menos uma vez ao ano. Além de tudo isso morre de ciúmes de mim! Quando alguém chega perto e ela não tá afim, faz uma barreira protetora e não deixa ninguém chegar perto. De vez em quando taca os dentes mesmo. Será que eu tinha motivos pra me preocupar?

Procurei me informar sobre a melhor forma de agir nesse cenário assustador. Sabia que proibir a cachorra de chegar perto não seria a melhor forma de fazer com que ela entendesse o novo Rei da casa! Resolvi então apresentá-los, lógico que de forma cautelosa, no primeiro momento que cheguei em casa. Deu uma cheiradinha (lógico que sob a minha rigorosa inspeção) e saiu. Passei bastante tranquilidade e pedi pra que ninguém em volta mostrasse desespero ou fizesse algum movimento brusco pra não assustar. Segundo meu amigo Cesar Milano, o cachorro sente a energia do dono e do ambiente.

Eu me preparei para o pior! E sabem o que aconteceu? A Lua deve achar que o Dudu é o filho dela fruto de uma gravidez psicológica passada. Ela tem o maior cuidado quando ele está no colo e adora ficar perto dele deitada no pé do berço ou do carrinho. Um dia quando ele estava chorando um monte, ela ficou com o rabinho entre as patas do lado dele olhando assustada. Juro que ficou preocupada! E eu aqui pintando um monstro! Tá aí a prova da fofurice da maltês rebelde:

Acho que os cachorros sentem que com “aquele ali” eles não tem vez. Sei que não podemos rejeitá-los e devemos dar bastante atenção aos bichinhos, mas ultimamente eu só tenho olhos pro Dudu! Mesmo assim forço uma atençãozinha pra coitadinha da Lua! Não podemos esquecê-los.

Alguns cuidados mínimos devem ser tomados, como um bom banho semanal e nunca deixar o bebê ao alcance do cachorro sem alguém por perto. Eu também cuido pra Lua não ficar em contato com os cobertores e paninhos dele. No caso de bebês prematuros ou com algum problema de saúde o cuidado deve ser em dobro.

Criei esse post com base em um comentário de uma leitora num post anterior. Adoro quando mamães interagem!!!

Beijocas

4 respostas em “Bebês e cachorros: como agir?

  1. Bia,

    Obrigada, adorei a resposta e a postagem. Nem sei te dizer o quanto me fazem respirar aliviada. Conselhos anotados: “não demonstrar desespero, manter a calma, mas ser cautelosa.”
    A minha cachorrinha também é bem complicada, cheguei a manda-lá por 1 mes pro adestramento, mas pra ser bem honesta, ela não voltou pra casa sendo um anjo. E ver alguns comportamentos dela me ATERRORIZAM pq não tenho a idéia exata de como vai ser quando a minha filha nascer, se serão tudo rosas, se vou penar muito, enfim.. Não é fácil. Muitas duvidas, muita indecisão.
    Mas repito, lendo as experiências das amigas e das mamães que eu ouço falar por aí, me deixam mais positiva e tranqüila.
    Só o tempo dirá, né?
    Obrigada mesmo. Acalentasse uma futura mamãe ultra preocupada!
    Já estou a espera dos teus próximos depoimentos (muito bem contados, por sinal!)
    Um beijo em ti e no fofíssimo do Dudu e boa sorte sempre!

    • Debora, fica tranquila.. falei com umas amigas que passaram pela mesma situação e deu tudo certo.. os cãezinhos não costumam folgar com os bebês!
      Que teu bebê venha com muita saúde, tudo de melhor pra vocês;
      Obrigada mesmo!
      Beijão

Deixe um comentário

